top of page

INTERNATIONAL PHILOSOPHY

OLYMPIAD

l_escola_d_atenes_rafael_arist_til_plat_.jpg

PORTUGAL NAS IPO

Em 2011, por iniciativa do aluno José Gusmão Rodrigues, acompanhado pelo seu professor, Domingos Diogo Correia, Portugal participou pela primeira vez nas International Philosophy Olympiad (IPO), em Viena, Áustria, tendo uma estreia excecional ao vencer uma medalha de prata.

Começou assim uma história repleta de episódios fantásticos que muito nos orgulham!

Em 2012, as XX IPO realizaram-se em Oslo, Noruega. A comitiva portuguesa foi constituída pelos professores Domingos Diogo Correia e Paula Pires, e pelos alunos José Nuno Castela Forte e Diogo José Martins Lopes, tendo este último alcançado uma menção honrosa.

No ano seguinte as XXI IPO, realizaram-se Odense, Dinamarca. A comitiva portuguesa foi constituída pelos professores Diogo Domingos Correia e Marina Santos e pelos alunos José Nuno Castela Forte e David, Ruah, tendo o primeiro sido agraciado com uma menção honrosa

Nas XXIV IPO, realizadas em Gent, Bélgica, Portugal teve uma delegação alargada. Para além dos professores Domingos Diogo Correia e Manuel João Pires, e os alunos Frederico Cardoso e Alexandre Eira, integraram a comitiva as professoras Vera Vicente, Paula Gabellieri e o representante da Direção Geral da Educação, Dr. António Dias. O Frederico e o Alexandre tiveram um excelente desempenho, tendo ganho duas menções honrosas para o nosso país.

Em 2014, as IPO decorreram em Vilnius, Lituânia, e foram uma edição inesquecível para o nosso país. A comitiva portuguesa foi constituída pelos professores Diogo Domingos Correia e Anabela Neves, e os alunos Beatriz Santos e João Madeira, que tiveram um desempenho notável, vencendo duas medalhas de prata.

A 23ª edição das IPO, decorreu em Tartu, Estónia. A delegação portuguesa foi constituída pelos professores Domingos Diogo Correia e Manuel João Pires e pelas alunas Maria João Portijo e Sofia Avelino. Apesar de nesta edição não termos sido agraciados com nenhum prémio, a experiência foi fantástica e inesquecível, porque as IPO são muito mais do que medalhas ou menções honrosas.

Nas XXV IPO, realizadas em Roterdão, nos Países Baixos, a delegação Portuguesa foi constituída pelos professores Manuel João Pires e Domingos Faria, pelos alunos Maria do Mar Vau e Nuno Gomes e, ainda, por João Madeira, ex-participante nas IPO, na qualidade de secretário da Direção da PROSOFOS. Nesta edição, em que foi oficialmente apresentada a organização das IPO 2020, Portugal não ganhou medalhas nem menções honrosas, mas essa circunstância não maculou a experiência incrível que foram as IPO na cidade de Erasmo.

Em 2018, as XXVI IPO realizaram-se em Bar, no Montenegro. A delegação portuguesa integrou os professores Manuel João Pires e Vera Vicente e os alunos João Mendonça e Álvaro Lopes. Esta edição das IPO foram um exemplo paradigmático de solidariedade e resiliência, uma prova da fraternidade entre Portugal e Brasil e mais um momento alto da participação do nosso país neste evento, com a vitória, por parte do Álvaro Lopes, de mais uma medalha de prata para Portugal. 

As XXVII IPO realizaram-se na cidade eterna, Roma, em Itália. A delegação portuguesa incluiu as professoras Vera Vicente e Marta Santos e os alunos Beatriz Santos e Duarte Amaro. Mais uma vez os nossos representantes tiveram um desempenho notável: a Beatriz Santos venceu uma menção honrosa e o Duarte Amaro foi distinguido com uma medalha de bronze.

Em 2020 era suposto as IPO realizarem-se em Lisboa, Portugal. No entanto, devido à pandemia de COVID-19, a 28ª edição das IPO teve que ser cancelada, o mesmo acontecendo, pelas mesmas razões, com a edição presencial prevista para 2021.

Devido a todas as limitações geradas pela pandemia de COVID-19, em 2020 e 2021 as IPO, com a organização do nosso colega Miha Andric, da Eslovenia, realizaram-se  online. Infelizmente, por dificuldades inerentes à situação pandémica, Portugal não pode estar presente nas edições, que concretizaram a 28ª (eIPO_2020) e 29ª (eIPO_2021) das IPO, permitindo, durante este interregno forçado, manter vivo o espírito das International Philosophy Olympiad. 

Em 2022 as IPO realizar-se-ão em Portugal, nas duas cidades banhadas pelo Tejo, Lisboa e Almada, entre 26 e 29 de maio.

Fazemos votos para que a situação pandémica permita que a família das IPO possa reencontrar-se e celebrar plenamente o espírito das International Philosophy Olympiad. 

Para ir conhecendo as novidades sobre as IPO 2022, visite o nosso site!

BASTA CLICAR NA IMAGEM! 

250895856_112511634564598_9162598682810460650_n_edited.png
bottom of page