top of page

 PORTUGAL NAS IPO

International_Philosophy_Olympiad_offici

Ao longo dos anos

Em 2011, por iniciativa do aluno José Gusmão Rodrigues, acompanhado pelo seu professor, Domingos Diogo Correia, Portugal participou pela primeira vez nas International Philosophy Olympiad (IPO), em Viena, Áustria, tendo uma estreia excecional ao vencer uma medalha de prata.

Começou assim uma história repleta de episódios fantásticos que muito nos orgulham!

Em 2012, a 20.ª edição das IPO realizaram-se em Oslo, Noruega. A comitiva portuguesa foi constituída pelos professores Domingos Diogo Correia e Paula Pires, e pelos alunos José Nuno Castela Forte e Diogo José Martins Lopes, tendo este último alcançado uma menção honrosa.

No ano seguinte, em 2013, as 21.ª IPO realizaram-se em Odense, Dinamarca. A comitiva portuguesa foi constituída pelos professores Domingos Diogo Correia e Marina Santos e pelos alunos José Nuno Castela Forte e David Ruah, tendo o primeiro sido agraciado com uma menção honrosa.

IPO_2013_Odense

Em 2014, as 22.ª IPO decorreram em Vilnius, Lituânia, e foram uma edição inesquecível para o nosso país. A comitiva portuguesa foi constituída pelos professores Domingos Diogo Correia e Anabela Neves e os alunos Beatriz Santos e João Madeira, que tiveram um desempenho notável, vencendo duas medalhas de prata.

A 23.ª edição das IPO, em 2015, decorreu em Tartu, Estónia. A delegação portuguesa foi constituída pelos professores Domingos Diogo Correia e Manuel João Pires e pelas alunas Maria João Portijo e Sofia Avelino. Apesar de nesta edição não termos sido agraciados com nenhum prémio, a experiência foi fantástica e inesquecível, porque as IPO são muito mais do que medalhas ou menções honrosas.

Em 2016, na 24.ª edição das IPO, realizadas em Gent, Bélgica, Portugal teve uma delegação alargada. Para além dos professores Domingos Diogo Correia e Manuel João Pires, e dos alunos Frederico Cardoso e Alexandre Eira, integraram a comitiva as professoras Vera Vicente, Paula Gabellieri e o representante da Direção Geral da Educação, Dr. António Dias. O Frederico e o Alexandre tiveram um excelente desempenho, tendo ganhado duas menções honrosas para o nosso país.

Na 25.ª edição da IPO, em 2017, realizada em Roterdão, nos Países Baixos, a delegação Portuguesa foi constituída pelos professores Manuel João Pires e Domingos Faria, pelos alunos Maria do Mar Vau e Nuno Gomes e, ainda, por João Madeira, ex-participante nas IPO, na qualidade de secretário da Direção da PROSOFOS. Nesta edição, em que foi oficialmente apresentada a organização das IPO 2020, Portugal não ganhou medalhas nem menções honrosas, mas esta circunstância não maculou a experiência incrível que foram as IPO na cidade de Erasmo.

Em 2018, a 26.ª edição das IPO realizaram-se em Bar, no Montenegro. A delegação portuguesa integrou os professores Manuel João Pires e Vera Vicente e os alunos João Mendonça e Álvaro Lopes. Esta edição das IPO foram um exemplo paradigmático de solidariedade e resiliência, uma prova da fraternidade entre Portugal e Brasil e mais um momento alto da participação do nosso país neste evento, com a vitória, por parte do Álvaro Lopes, de mais uma medalha de prata para Portugal. 

A 27.ª edição das IPO realizou-se em 2019 na cidade eterna, Roma, em Itália. A delegação portuguesa incluiu as professoras Vera Vicente e Marta Santos e os alunos Beatriz Santos e Duarte Amaro. Mais uma vez os nossos representantes tiveram um desempenho notável: a Beatriz Santos venceu uma menção honrosa e o Duarte Amaro foi distinguido com uma medalha de bronze.

Em 2020 era suposto as IPO realizarem-se em Lisboa, Portugal. No entanto, devido à pandemia de COVID-19, a 28.ª edição das IPO teve de ser cancelada, o mesmo acontecendo, pelas mesmas razões, com a edição presencial prevista para 2021. Devido a todas as limitações geradas pela pandemia de COVID-19, em 2020 e 2021 as IPO, com a organização do nosso colega Miha Andric, da Eslovenia, realizaram-se  online. Infelizmente, por dificuldades ainda inerentes à situação pandémica, Portugal não pôde estar presente nas edições, que concretizaram a 28.ª (eIPO_2020) e 29.ª (eIPO_2021) das IPO, permitindo, durante este interregno forçado, manter vivo o espírito das International Philosophy Olympiad. 

Em 2022 as IPO realizaram-se em Portugal, nas duas cidades banhadas pelo Tejo, Lisboa e Almada, entre 26 e 29 de maio. A 30.ª IPO reuniu 88 estudantes e 76 professores de 42 países e promoveu conferências e workshops com autores e investigadores de projeção internacional como A. C. Grayling, Stephen Law, Susan Neiman e Sofia Miguens, entre outros.

 

Por ser país anfitrião, foram vários os alunos selecionados para representar Portugal na 30.ª edição da IPO: Pedro Morais Silva (Escola Secundária de Camões), Santiago Sanches Condes (Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado), Maria Carolina Barroso (Colégio Pedro Arrupe), Bárbara Baião (Escola Secundária de Camões), Ana Carolina Ribeiro (Colégio Novo da Maia), Ana Isabel Rocha (Agrupamento de Castro Daire), Nuno Espírito Santo (Colégio do Sagrado Coração de Maria), Maria Inês Tomás (Agrupamento de Ponte de Sor), Henrique Farias (Colégio Casa Mãe), Francisco de Jesus (Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho) e Tiago Aníbal (Escola Secundária Belchior Viegas). Portugal foi agraciado com quatro menções honrosas: Ana Carolina Ribeiro, Maria Carolina Barroso, Nuno Espírito Santo e Pedro Morais Silva.

250895856_112511634564598_9162598682810460650_n_edited.png
Todas as fotos da 30.ª edição da IPO (Lisboa, Portugal)

Dia 1 Aqui

Dia 2 Aqui

Dia 3 Aqui

Dia 4 Aqui

Instagram da 30.ª edição da IPO (Lisboa, Portugal) Aqui

Depois de alguns anos de interregno, em 2023, na 31.ª edição das IPO, que aconteceu na famosa Olímpia, Grécia, a delegação portuguesa regressou entusiasmada às viagens de avião para representar o país nas IPO. Neste ano, a nossa delegação foi constituída pelos alunos Ana Rocha, do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, e Guilherme Valente, do Agrupamento de Escolas de Almeirim, e pelos professores Domingos Correia e Vera Vicente. Acompanharam a delegação a professora Cristina Ferreira e João Madeira. Ainda que não tenhamos sido agraciados com medalhas e menções, a representação nacional foi muito digna e regressámos com muitas e importantes aprendizagens.

Como não poderia deixar de ser, em 2024, Portugal esteve representado na 32.ª edição das IPO que aconteceu em Helsínquia, Finlândia. A delegação portuguesa foi neste ano constituída pelos alunos António Seco, do Agrupamento de Escolas Lima de Faria, e Mariana Augusto Caselli, do Agrupamento de Escolas de Benfica, e pelos professores Domingos Correia e Vera Vicente.

Em 2025, a 33.ª edição das IPO aconteceu em Bari, Itália. A delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Vasco Lopes de Carvalho Leal, da Escola Secundária de Alcochete, e Pedro Silva Reis, da Escola Secundária José Gomes Ferreira, e pelos professores Domingos Correia e Vera Vicente. Trouxeram para Portugal duas menções honrosas. A comitiva portuguesa integrou ainda a professora Cristina Ferreira.

© PROSOFOS | 2026

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page